Artigos

Artigo

Entre uma travessia e outra

Entre uma travessia e outra

Onde a experiência se transforma em significado.

  • 間
  • Ma
  • O intervalo fértil entre um movimento e outro. A pausa que não interrompe a vida, mas prepara aquilo que ainda está por nascer.

 

Vivemos em uma época que celebra o movimento contínuo. Produzir, responder, decidir, entregar. Aprendemos a associar pausas à improdutividade, como se parar significasse perder tempo. Os japoneses, no entanto, dedicaram uma palavra a algo que nós raramente percebemos: Ma. O espaço entre duas notas que permite à música existir. O silêncio entre duas falas que dá sentido ao diálogo. O vazio entre dois gestos que transforma movimento em expressão. O intervalo não como ausência, mas como parte essencial da própria vida.

Quando parti para o Japão e o Alasca, sabia que seria mais do que uma pausa na rotina. Quarenta e dois dias depois, confirmo: criei o espaço necessário para que algumas ideias amadurecessem antes de voltarem ao mundo. Talvez esse tenha sido o maior presente da viagem – oferecer tempo para que a experiência encontrasse significado antes de se transformar em palavra.

Ao longo dessa jornada, desfrutei do que cada lugar ensina de maneiras diferentes. O Japão me apresentou conceitos que ampliaram não apenas meu vocabulário, mas também minha forma de interpretar a vida. Encontrei palavras capazes de nomear experiências que eu já havia vivido, mas nunca conseguira expressar com tanta precisão. En, Yu, Seijaku, Mono no Aware, Shu-Ha-Ri. Mais do que palavras, eram novas lentes para olhar o mundo.

No Alasca, a lição veio por outro caminho. Não foram os rituais que me ensinaram, mas a própria paisagem. Descobri que uma geografia também pode moldar uma cultura e que existem lugares onde a natureza continua ocupando o centro da vida. Talvez tenha sido ali que vivenciei, de forma mais concreta, que pertencemos a sistemas muito maiores do que nós mesmos.

Mas hoje percebo que a viagem ainda guardava uma última lição.

Ela começou quando voltei para casa.

Costumamos pensar no retorno como o encerramento de uma viagem. Tenho a impressão de que é mais do que isso. Voltar também faz parte do deslocamento. Talvez seja, inclusive, a etapa em que finalmente compreendemos tudo aquilo que vivemos.

Reencontrar a casa, os livros, a mesa de trabalho, as pessoas que amamos, os caminhos de sempre e a rotina que parecia tão familiar produz uma sensação difícil de descrever. Aparentemente nada mudou. Mas basta um pouco de atenção para perceber que o olhar já não é o mesmo. E, quando o olhar muda, o mundo muda com ele.

Foi somente ao voltar que experimentei, mais uma vez, o que escrevi na abertura desta série: quando nos deslocamos fisicamente, algo também se desloca dentro de nós. Durante semanas atravessei oceanos, templos, jardins, montanhas, glaciares e pequenas comunidades espalhadas entre o Pacífico e o Ártico. O maior deslocamento, porém, não aconteceu entre países. Aconteceu silenciosamente dentro de mim e seguiu se revelando no reencontro com o cotidiano.

É por isso que amo viajar. Porque, mais do que turista, me tornei viajante e, aos poucos – como aprendi com o mestre Ado Huygens – também peregrina. Os lugares sempre ensinam. Nós é que nem sempre criamos espaço para escutá-los. E talvez seja exatamente isso que Ma também oferece: a possibilidade de que a experiência decante antes de seguir adiante.

Ao reler os textos que escrevi ao longo dessa jornada, percebo que nenhum deles foi somente sobre o Japão ou sobre o Alasca. Foram reflexões sobre confiança, pertencimento, cultura, tempo, honra, silêncio, natureza, escala humana e encontros. Os lugares ofereceram a paisagem. As pessoas emprestaram suas histórias. Mas o aprendizado nasceu, sobretudo, da disposição de permanecer tempo suficiente para que pudessem me tocar.

Na apresentação desta editoria, escrevi que não pretendia colecionar destinos nem oferecer roteiros, mas compartilhar perguntas. Continuo acreditando nisso. Talvez eu tenha voltado com poucas respostas e muitas perguntas novas. E, curiosamente, isso me parece um excelente resultado. As boas viagens não existem para confirmar aquilo que já pensamos. Existem para ampliar o nosso repertório.

Há viagens que terminam quando desfazemos as malas. Outras apenas começam nesse momento. Porque é no reencontro com a vida de todos os dias que percebemos quais experiências se transformarão apenas em lembranças e quais passarão a fazer parte da nossa maneira de viver.

Toposofando sempre foi, antes de tudo, sobre cultivar uma forma de presença. Aprender a escutar os lugares, as pessoas, as culturas, a natureza e, pouco a pouco, a nós mesmos. Toposofar talvez seja justamente isso: permitir que um lugar nos transforme o suficiente para voltarmos capazes de enxergar o mundo, a nossa casa e a nós mesmos com um olhar mais atento, curioso e compassivo.

As malas desta viagem já foram desfeitas. Mas a energia que ela criou continua produzindo movimento. Algumas das ideias que nasceram nesses quarenta e dois dias ainda estão encontrando sua forma.

Uma nova travessia já começou, e ficarei feliz em ter vocês comigo.

Todos os Recortes